AS REGIÕES
O DÃO
Em terras de viriato, o mais notável dos lusitanos que heroicamente resistiu e atormentou os romanos no século II a.C., foi criada a Região Demarcada do Dão, cuja instituição data de 1908. Foi a primeira região de vinhos não licorosos a ser demarcada em Portugal.
A Região Demarcada do Dão situa-se na parte norte do centro de Portugal e insere-se no chamado Planalto Beirão. É quase toda rodeada por maciços montanhosos, tendo a norte as serras da Nave, Montemuro e Lapa, a sudoeste a serra do Buçaco, a sul a serra do Açor e Lousã, a este a serra da Estrela e a oeste a serra do Caramulo.
A Região Demarcada do Dão tem cerca de trezentos e setenta e seis mil hectares, dos quais menos de dez por cento, estão ocupados por vinha.
É uma região que tem muitas semelhanças com a Borgonha francesa. Ultimamente, é porventura a região vitivinícola de Portugal que mais tem evoluído em termos de reputação, sendo cada vez mais procurada pelos grandes produtores de outras regiões, desejosos de exibir nos seus catálogos vinhos DOC Dão.
QUINTA DOM VICENTE
Vinha composta predominantemente por cepas de castas tintas, encontra-se localizada em Fiais da Telha, estendendo-se até ao limite da vizinha Lapa do Lobo, porém, ainda no concelho de Carrega do Sal (Dão).
QUINTA DONA AMÉLIA
Vinha predominantemente plantada com cepas de castas brancas, situada em Oliveirinha, Carregal do Sal (Dão).
VINHA VELHA DOS CARREIROS
Fiais de Telha, Carregal do Sal - Vinha tradicional exclusivamente plantada com castas tintas, situada nas imediações da Lapa do Lobo e de Fiais da Telha, Carregal do Sal (Dão).
O ALGARVE
O ALGARVE foi uma parte da província Romana da Lusitânia, passando mais tarde para a jurisdição dos visigodos. A presença Romana nestas terras deixou vários vestígios até aos nossos dias.
No princípio do século XIII, Tarik ibn Zyad, rei mouro, passou o Estreito de Gibraltar e derrotou o rei dos visigodos. Após muitas batalhas, o poder sobre o Algarve foi consolidado pelos Cristãos. Desde 1249, e até à proclamação da República, os monarcas portugueses eram intitulados "Rei de Portugal e dos Algarves".
Durante as Descobertas, o Algarve teve um papel muito importante, tendo sido utilizado como um dos principais portos de partida para as expedições marítimas. Os algarvios foram parte determinante dessas aventuras marítimas e da ocupação do território africano.
O vinho terá chegado ao Algarve por volta do séc. IV aC, tendo a vinha mantido a sua presença até aos dias de hoje. A sua importância tem crescido nos últimos anos.
QUINTA DE BACUS
Vinha composta por uma divisão equilibrada de cepas de castas tintas e brancas, no Sítio do Pinheiro, perto da Luz de Tavira (Algarve).
|
|
|
|